7 dicas incríveis para limpeza de esgoto e de ralos
Profissionais de desentupidora e encanadores de Porto Alegre e região sabem como limpar e realizar a manutenção de toda a rede de esgoto em uma casa ou empresa. A limpeza da rede de esgoto não é um problema para um profissional, mas é provável que você não seja um, e por isso está aqui.
Para aqueles de nós que não são treinados para cuidar dos mais complexos problemas de entupimento, pode parecer uma tarefa assustadora. As redes de esgoto são longas, e toda a água e os resíduos que lavamos descem por elas. Se seus ralos começarem a fazer barulhos estranhos, ou se começarem a cheirar mal, é hora de limpá-los.
Limpeza dos canos dos ralos
Todos os canos conectados aos seus ralos vão para o sistema de esgoto da sua casa ou estabelecimento comercial. Cada ralo, seja em uma pia, chuveiro ou lavatório do banheiro, junta-se às tubulações de esgoto que saem de sua casa. Estas tubulações são chamadas redes laterais, e elas fluem para rede de esgoto principal.
Se seu esgoto precisa ser limpo, você saberá. Barulhos estranhos, mau cheiro e ralos lentos são sintomas de que sua rede de esgoto precisa de ajuda. No entanto, nem toda situação exige um profissional, e há coisas que você pode fazer para cuidar de um monte de problemas de entupimento.
Confira 7 dicas para uma limpeza de esgoto e ralos que você mesmo pode fazer
1. Limpe sua tubulação com frequência
Você pode realizar uma limpeza gradual e preventiva limpando frequentemente as tubulações dos seus ralos apenas jogando água quente nas pias e lavatórios. Também pode coletar a gordura acumulada em sua caixa de gordura antecipadamente, antes que o problema vire um entupimento.
Faça isso pelo menos uma vez por mês e você praticamente estará livre de entupimentos graves na sua rede de esgoto. O serviço de desentupimento pode ser um pouco caro se for contratado de forma emergencial.
2. Compre um desentupidor tipo cobra
Desentupidores tipo cobra são baratos, e usá-los não é difícil. Pequenos acúmulos de resíduos que ocorrem dentro de sua casa podem ser removidos com pouco esforço usando um desentupidor tipo cobra. Também podem ser úteis em caso de algum objeto cair na tubulação acidentalmente.
Esse tipo de ferramenta não cura todos os problemas, mas são bons para pequenos entupimentos. Um desentupidor tipo cobra simples ajudará a manter seus ralos limpos, mas tome cuidado para não danificar sua tubulação.
3. Bicarbonato e vinagre podem ser muito eficientes
Uma solução de limpeza comum que muitas pessoas usam para desengordurar é bicarbonato de sódio misturado com vinagre. A reação química causada quando estes dois são misturados é espuma e vai borbulhar. As bolhas ajudarão o bicarbonato de sódio a raspar a gordura que pode estar causando um entupimento parcial ou até mesmo total.
Quando a gordura esfria, pode ficar muito pegajosa. Outros tipos de detritos ficarão presos na gordura que está acumulada nos canos. É possível acumular gordura em suas linhas de esgoto mesmo que você não despeje muito pelo ralo. Com o tempo, o acúmulo ocorrerá, e este truque de limpeza é rápido e fácil e pode ser feito a qualquer momento.
4. Limpe sempre antes
Limpar tubulações de esgoto não requer uma catástrofe para iniciar. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio em seus ralos todos os meses ou a cada dois. Isso ajudará a limpar as paredes dos tubos e pode ajudar a evitar que problemas ocorram. Você também pode usar produtos de limpeza à base de cítricos para isso. Água quente pode ser lançada pelos ralos até mesmo diariamente.
5. Limpadores químicos só de vez em quando
Você não deve usar limpadores químicos abrasivos com muita frequência, pois eles podem degradar seus canos e ainda podem causar danos ao meio ambiente. No entanto, algumas vezes por ano (a cada 6 meses), você pode utilizar produtos como Diabo Verde ou Soda Cáustica em sua tubulação(preferencialmente diluídos), principalmente no banheiro. Quando fizer isso, certifique-se de que não está usando muita água ou lavando outros ralos.
O produto químico precisa de tempo para sentar nos canos para dissolver quaisquer detritos e resíduos que possam estar se acumulando. Reduzir a quantidade de acúmulo em sua rede ajudará a evitar um entupimento. Mas procure não utilizar esses produtos no ralo da pia da cozinha e na caixa de gordura, pois a reação química com a gordura pode ser um agravante de entupimentos nessa área da casa.
6. Evite jogar óleo de cozinha e de alimentos no vaso
Você pode imaginar que jogar óleo e restos de comida no vaso é algo óbvio para não se fazer, mas saiba que muitas pessoas fazem isso o tempo todo. O que as pessoas precisam saber é que além de estar destruindo o sistema biológico da fossa, pois a gordura mata as bactérias que decompõe os resíduos da fossa, essa gordura ainda pode ser lançada na rede pública poluindo córregos e rios da cidade.
Descarte óleos usados em garrafas nos pontos de coleta apropriados da sua cidade. Os restos de comida podem ser descartados no lixo sólido orgânico e serão levados a um aterro sanitário local.
7. O medo leva à responsabilidade
Desentupir tubulações de esgoto e ralos não é o fim do mundo, entretanto se você está com medo de danificar algo, não vá adiante e pense muito antes de tomar qualquer medida de desentupimento na sua casa ou empresa.
Considerações finais
Alguns acúmulos de resíduos não são fáceis de limpar, e outros podem indicar danos na sua rede de esgoto. Se você manteve suas tubulações limpas e teve tempo para tentar remover o entupimento mas não obteve sucesso, pode significar problemas maiores. Ter um profissional inspecionando suas tubulações de esgoto pode economizar muito estresse e dinheiro.
Para solicitar um orçamento grátis ao nosso departamento comercial ligue (51) 3366-3207 ou envie uma mensagem via Whatsapp (51) 98470-4124. Você também pode solicitar orçamento através do nosso FORMULÁRIO DE CONTATO.
Estamos também no Facebook. Siga nossa página e fique atualizado sobre dicas, novidades e nossas promoções.